Um médico espanhol que examinou Fidel Castro disse, nesta terça-feira, que o líder cubano está se recuperando e que não precisará de cirurgia. Além disso, o médico afirmou que Fidel não está com câncer.
- Todo dia ele pede para voltar ao trabalho, mas os médicos aconselharam-no que não o faça - disse José Luis García Sabrido durante uma entrevista coletiva.
Sabrido é um conceituado cirurgião espanhol. Ele seguiu de avião para Havana na última quinta-feira para examinar o líder cubano. O governo de Cuba preferiu não comentou o assunto. Ele é especialista em gastroenterologia, particularmente em câncer.
O presidente Fidel Castro se afastou temporariamente do poder em julho passado, e emitiu uma declaração dizendo que se submeteu a uma operação para estancar um sangramento intestinal.
Embora o seu estado de saúde seja um segredo de Estado, autoridades cubanas disseram que ele não está sofrendo de câncer e de nenhuma doença terminal, e que o líder está se recuperando.
Segundo a imprensa espanhola, Garcia Sabrido seguiu para Havana em um vôo charter do governo cubano. Citando fontes médicas espanholas, o periódico El País diz que o cirurgião levou para Cuba equipamento que não está disponível na Ilha. A reportagem diz que o médico fará sua recomendação sobre se Castro deve ou não se submeter a mais uma operação. Acredita-se que Sabrido tenha visitado Havana no mês passado, para participar de uma conferência internacional sobre cirurgia.
De acordo com a programação do evento, ele deu duas palestras. Uma delas sobre um tipo de câncer no revestimento do abdômen e outra sobre câncer no cólon. Desde que Castro se afastou do poder em caráter temporário, há quase cinco meses, não faltam especulações sobre sua doença. Fontes não-identificadas do governo dos Estados Unidos disseram à mídia norte-americana que Castro sofre de câncer, possivelmente em sua fase mais avançada. Mas, em meados deste mês, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, negou categoricamente que seu amigo de longa data e aliado esteja sofrendo da doença. Funcionários do governo cubano, inclusive o ministro do Exterior, transmitiram a mesma mensagem a um grupo visitante do Congresso dos Estados Unidos na semana passada.
Na última sexta-feira, Raul Castro, o presidente em exercício de Cuba, garantiu aos delegados na Assembléia Nacional do país que o seu irmão está em franca recuperação.