Pelo menos 15 pessoas morreram nas últimas horas em diversos países do norte da Europa em virtude do mau tempo. As tempestades, que fizeram maiores estragos na Grã-Bretanha, causaram o cancelamento de voos e também congestionamentos em toda a região.
Ventos de cerca de 110 km/h atingiram a Grã-Bretanha, onde pelo menos oito pessoas morreram. Uma das vítimas foi um menino de dois anos, que foi atingido por um muro que desabou no norte de Londres.
Um navio cargueiro virou no Canal da Mancha, a cerca de 80 km da costa da Cornualha, no sudoeste da Grã-Bretanha. Todos os 26 tripulantes do MSC Napoli já tinham abandonado o navio e estavam em segurança em botes salva-vidas.
O maior aeroporto da Europa, o de Heathrow, a oeste de Londres, registrou 123 cancelamentos de voos. Outros importantes aeroportos, como os de Frankfurt, Viena, Munique e Amsterdã também tiveram cancelamentos.
O transporte por balsas também foi prejudicado. Travessias foram canceladas em Grã-Bretanha, Irlanda, Bélgica, Holanda e na Finlândia - onde pequenas inundações ocorreram perto da capital, Helsinki.
Na Alemanha, onde os ventos tiveram intensidade de furacão, outras três pessoas morreram. Outros três morreram na Holanda e pelo menos um na França.
Em áreas baixas do norte da Alemanha, a população está se preparando para enfrentar enchentes. As autoridades no país e também na Holanda estão aconselhando as pessoas a permanecer em casa.
- Nosso país não tem uma tempestade como essa há anos. Nós aconselhamos vocês a seguir os alertas -, disse o serviço meteorológico holandês.
Na Áustria, os ventos chegaram a 170 km/h nos pontos mais altos dos Alpes, e as autoridades aconselharam os esquiadores a sair das montanhas e a procurar abrigo antes do anoitecer.
Mau tempo causa a morte de pelo menos 15 pessoas na Europa
Arquivado em:
Quinta, 18 de Janeiro de 2007 às 19:37, por: CdB