Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2025

Lula pede retomada imediata da Rodada de Doha

Arquivado em:
Segunda, 29 de Janeiro de 2007 às 11:37, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, nesta segunda-feira, uma rápida conclusão das negociações globais de comércio e indicou que nos próximos dias chamará os chefes de países centrais para que eles se comprometam com as discussões. As negociações da chamada Rodada de Doha, lançadas em 2001 na Organização Mundial do Comércio (OMC), foram paralisadas no ano passado por discordâncias principalmente no tratamento ao setor agrícola, mas no final de semana ministros de cerca de 30 países concordaram em voltar às negociações.

- Eu estou otimista, creio que nós temos que fechar isso até abril. Mas estou convencido de que estamos avançando bem. Eu, nos próximos dias, vou chamar os presidentes que estão mais envolvidos nessa história da Rodada de Doha, vamos ver se assumimos a responsabilidade - disse Lula no programa de rádio Café da Manhã com o Presidente.

Representantes da União Européia (UE), Estados Unidos, Japão e Brasil anunciaram na semana passada a disposição de fazer concessões na controversa negociação global. A possibilidade de um acordo na OMC depende de Washington reduzir mais os subsídios que concede ao setor agrícola, de a UE aceitar tarifas agrícolas menores e de os países em desenvolvimento diminuírem a proteção à indústria e ao setor de serviços.

- Todo mundo sabe que se não acontecer um acordo de comércio agora, a OMC vai perder credibilidade, ou seja, as pessoas vão se perguntar o motivo de ela existir - completou Lula.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo