O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse do seu segundo mandato em 1º de janeiro sem nomear a equipe ministerial que o acompanhará no segundo governo. Segundo Cézar Alvarez, assessor especial da Presidência da República, como o presidente ainda não definiu os nomes de todos os novos ministros, optou por adiar a posse da sua equipe que deve ser coletiva. O novo ministério, segundo ele, só deve ser anunciado "20, 30 dias após a posse do presidente".
Conforme Alvarez, como os ministros não têm mandato, o presidente não é obrigado a reempossá-los no dia 1º de janeiro.
- Não haverá posse de ministro. (Dia primeiro) será exclusivamente o pronunciamento do presidente -, disse.
Com esta decisão, o presidente Lula não dará seqüência à tradição de ser fotografado ao lado dos ministros após o discurso no parlatório. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando assumiu o segundo mandato, em 1998, já empossou os novos ministros.
Lula também não irá receber a faixa presidencial, já que se trata de seu segundo mandato. Segundo Cézar Alvarez, ele mesmo irá se colocar a faixa e os fotógrafos não terão acesso a esta imagem. Quando aparecer para discursar para a nação, o presidente já estará com a faixa. Na posse do segundo mandato, FHC optou por receber a faixa do chefe do cerimonial.
Lula deve anunciar ministério 30 dias após a posse
Arquivado em:
Quarta, 27 de Dezembro de 2006 às 16:28, por: CdB