O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o reconhecimento das diferenças entre os países da América do Sul como caminho para efetivar a integração entre eles.
O presidente participou da cerimônia de instalação do Foro Consultivo de Governadores e Prefeitos do Mercosul, evento que antecede a Cúpula de Chefes de Estado. Criado em 2004, o foro permitirá a participação direta dos governos estaduais e municipais na estrutura institucional do bloco econômico.
- Nossa integração só se dará se tivermos disposição política de compreender que somos diferentes, que vivemos em estados e países diferentes, com realidades diferentes, e precisamos aceitar o parceiro como ele é, não tentar fazer o parceiro ser como a gente. Assim não dá certo -, disse.
- Se não compreendermos as assimetrias entre nós, a cada reunião estaremos fadados a voltar para casa frustrados porque as coisas não aconteceram. Para elas acontecerem, temos que mudar muito -, acrescentou.
A criação do foro foi decidida na Cúpula de Ouro Preto, em dezembro de 2004. O órgão será composto por dois comitês: dos municípios e dos estados. Cada um terá 18 representantes de cada país membro.
Lula defende as diferenças ente países da América do Sul
Arquivado em:
Quinta, 18 de Janeiro de 2007 às 14:24, por: CdB