O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta quarta-feira contratos para a construção, em Pernambuco, de dez navios da Petrobras Transporte S.A (Transpetro), subsidiária da Petrobras. A solenidade acontece, no Porto de Suape, em Ipojuca.
No total, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai destinar R$ 2,47 bilhões em financiamento para a montagem das embarcações (navios-tanque). Os dez navios têm capacidade para 145,8 mil toneladas de porte bruto cada um e serão construídos no prazo de 69 meses pelo Estaleiro Atlântico Sul S.A, no Complexo Industrial e Portuário de Suape.
Segundo o BNDES, a previsão é de que sejam gerados 20 mil novos postos de trabalho, sendo 4 mil empregos diretos no estaleiro e 16 mil indiretos.
No fim da manhã, Lula segue para o Rio Grande do Norte onde, vistoria um trecho das obras de duplicação e restauração da BR 101 Nordeste, em Parnamirim. Logo após, viaja para Crateús. No município cearense, ele inaugura, a maior usina de biodiesel do país, com capacidade de produzir 108 milhões de litros por ano.
No fim da tarde a comitiva presidencial deixa Crateús com destino a Brasília. O desembarque na Base Aérea está previsto para as 20h20.