‘O amor de Pedro e Inês e outras peças incríveis para jovens’ renova clássicos da dramaturgia ao trazer temas que vão desde bullying e saúde mental à desigualdade social.
Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro
O escritor Rodrigo Rangel, no livro ‘O amor de Pedro e Inês e outras peças incríveis para jovens’, reúne nas peças teatrais da coletânea de quatro obras dramáticas para jovens e entrelaça o clássico e o contemporâneo no debate de temas modernos como o bullying, a violência urbana, saúde mental, questões de gênero e outros desafios urgentes da juventude.

A peça que dá nome ao livro, ‘O amor de Pedro e Inês’, coloca estudantes de uma escola pública ensaiando a clássica história de amor medieval enquanto enfrentam, do lado de fora, a dura realidade de uma guerra entre facções rivais em sua comunidade. Este cruzamento de tempos e violências leva o leitor a refletir o que mudou – ou não – desde o século XIV.
Juvenil
Indicada especialmente para jovens, adolescentes, pais e profissionais que trabalhem com esse público, a obra reúne mais três textos. Em Cyrano, uma releitura de Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, o protagonista é um adolescente apaixonado, mas invisibilizado pela própria insegurança, que prefere os livros ao futebol e empresta suas palavras ao amigo popular para se aproximar de Roxane, colega de turma e desejada por ambos. A peça ressignifica o amor juvenil em tempos de redes sociais e autoestima fragmentada.
Já Dom Quixote: onde está o amor transforma a figura icônica de Cervantes em Quísia, um menino trans, que, por se vestir como um cavaleiro medieval, enfrenta rejeição e violência dentro e fora da escola. Em sua fantasia, tenta encantar o mundo com coragem e poesia, mas colide com as durezas da realidade.
Fechando o livro, Histórias de Arrepiar apresenta quatro cenas curtas que usam o universo do terror para discutir temas delicados da adolescência. De lendas urbanas como A loira do banheiro à crítica social em O exorcismo de Laura Júlia, as narrativas mesclam humor, suspense e emoção para tratar de automutilação, intolerância e marginalização.
Professor de teatro há mais de três décadas, Rodrigo Rangel criou, montou e apresentou os textos que compõem a obra em escolas públicas onde trabalhou. Além de dramaturgia, livro se destaca por trazer, ao final de cada texto, um artigo assinado por nomes relevantes do teatro, como Tania Brandão, Liliane Mundim, Celso Taddei e Vitor Lemos, que expandem o potencial reflexivo das obras e ilustram caminhos para o uso pedagógico dos textos.
Serviço
Título: O amor de Pedro e Inês e outras peças incríveis para jovens
Autor: Rodrigo Rangel
ISBN: 978-65-5074-206-5
Páginas: 210
Preço: R$ 59,90
Onde comprar: Ipê das letras | Amazon | Atlantic Bookshop
O autor: Rodrigo Rangel é ator desde 1989, formado pelo curso O Tablado e UNIRIO, com Mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 70 trabalhos na Rede Globo, onde interpretou personagens como o Moreira (sequestrador de Carminha em ”Avenida Brasil”) e Peçanha (delegado em ”Totalmente Demais”). Como educador teve grande impacto no Rio de Janeiro. Em 2017, recebeu da Câmara Municipal a Moção de Reconhecimento e Louvor e, no ano seguinte, foi o primeiro professor de teatro a receber a Medalha Carioca de Educação.