Um dos líderes locais do Fatah na Faixa de Gaza, Muhammad Dahlan, afirmou que o grupo militante palestino Hamas é formado por "assassinos e bandidos", numa crescente guerra de palavras entre as facções.
Dahlan, que é parlamentar e já foi ministro e chefe do setor de segurança, organizou uma grande manifestação a favor do Fatah na Faixa de Gaza, no último domingo. Falando em uma entrevista à imprensa israelense, Dahlan disse que o Hamas perdeu apoio popular.
- Eles (Hamas) perderam as ruas palestinas, que viram no que eles se transformaram: em um bando de assassinos e bandidos que executam membros do Fatah -, disse.
Dahlan acrescentou que a demonstração de apoio no domingo, da qual participaram milhares de partidários do Fatah, "provou ao Hamas que (a Faixa de) Gaza não é deles".
O Hamas venceu as eleições parlamentares para a Autoridade Palestina em 2006, tomando o poder do Fatah que tinha dominado o governo por décadas. A tensão entre as facções aumentou e chegou a choques armados na Faixa de Gaza em dezembro, quando o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, do Fatah, convocou eleições antecipadas.
Pelo menos 30 pessoas morreram em choques no último mês e mais de cem ficaram feridas.
Líder do Fatah diz que Hamas é formado por 'assassinos e bandidos'
Arquivado em:
Quarta, 10 de Janeiro de 2007 às 14:58, por: CdB