Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2025

Líder da Al Qaeda manda somalis ao suicídio contra etíopes

Arquivado em:
Sexta, 05 de Janeiro de 2007 às 09:44, por: CdB

Uma suposta fita de áudio do vice-líder da Al Qaeda exortou, nesta sexta-feira, islamitas somalis a lançar ataques suicidas ao estilo da guerrilha no Iraque, além de outras formas de atentados, contra as forças etíopes na Somália. Os islamitas foram forçados a se esconder depois de ser expulsos de seus redutos pelos militares etíopes que defendem o governo interino da Somália, em uma guerra de duas semanas.

Forças etíopes e do governo perseguem centenas de combatentes na região sul da Somália, entre a costa do mar Índico e da fronteira do Quênia. Nairóbi enviou tropas para a área para proteger sua fronteira e bloqueou a entrada de refugiados somalis, provocando condenação da Organização das Nações Unidas (ONU). Diplomatas temem que os islamitas, enfraquecidos, possam se valer de táticas de guerrilha para atingir a Etiópia, de maioria cristã, no que veriam como uma guerra santa.

Ayman al-Zawahri, vice-líder da Al Qaeda, disse aos combatentes muçulmanos que eles deveriam "emboscar, plantar minas, atacar e realizar campanhas de martírio".

- Como aconteceu no Iraque e no Afeganistão, quando a mais forte potência do mundo foi derrotada pelas campanhas dos mujahideen... seus escravos serão derrotados nas terras muçulmanas da Somália - disse.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo