Uma força-tarefa formada por representantes da Defesa Civil e dos governos do estado do Rio de Janeiro e dos municípios fluminenses castigados pela chuva começou a fazer nesta segunda-feira um levantamento dos estragos provocados pelas tempestades dos últimos dias. Segundo o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, o trabalho deverá ser concluído até a próxima quarta-feira.
De acordo com Brito, com base no levantamento, o governo federal vai alocar os recursos necessários para atender as populações atingidas.
- Esses danos têm que ser comprovados, nós temos que ter a certeza de quantas casas foram destruídas, de quanto é que vamos investir em proteção de encostas, de quanto vai ser necessário para a limpeza de canais, temos que ter isso muito precisamente calculado -, disse.
O ministro garantiu que não faltará dinheiro para as ações consideradas emergenciais, como a reconstrução das casas destruídas pelas chuvas e recuperação de estradas.
- Não haverá restrição orçamentária para aquilo que for diagnosticado como de emergência, essa é a determinação do presidente Lula -, disse Brito.
Os recursos devem começar a ser liberados a partir da semana que vem, informou o ministro. Brito explicou que, depois de calcular os prejuízos, os municípios devem elaborar as chamadas avaliações de danos, documentos necessários para a liberação da verba pelo governo federal.
- O processo todo deverá estar concluído até o final da semana -, previu.
Além do Rio de Janeiro, o governo federal está colaborando com as vítimas das chuvas em Minas Gerais e no Espírito Santo. De acordo com o ministro, foram liberados R$ 50 milhões para atender as necessidades mais urgentes da população desabrigada, como compra de colchonetes, medicamentos e alimentos, em pelo menos de 35 municípios nos três estados.
Levantamento sobre estragos da chuva no Rio fica pronto até quarta
Arquivado em:
Segunda, 08 de Janeiro de 2007 às 14:14, por: CdB