Além da redução de índices criminais como roubos e furtos, a ação da Secretaria de Governo já retirou das ruas 649 foragidos da Justiça
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:
Desde o seu lançamento, há 3 anos, a Operação Lapa Presente tem reforçado a segurança na região do Rio Antigo. Além da redução de índices criminais como roubos e furtos, a ação da Secretaria de Governo já retirou das ruas 649 foragidos da Justiça. Para realizar esse trabalho, os agentes da operação contam com a parceria da 5ª DP, no Centro.
– Esta sinergia foi importante para o sucesso da operação. A união com a 5ª DP nos abasteceu com informações de pontos críticos e sensíveis da área – afirmou o major Laureano, coordenador da Operação Lapa Presente.
Segundo o titular da 5ª DP, Marcus Henrique Alves; quando a Lapa Presente aborda uma pessoa e considera que há necessidade de aprofundar a averiguação; o suspeito é levado para a delegacia. Na unidade, é realizada uma consulta sobre a existência de alguma pendência, um mandato de prisão ou outro problema.
– As abordagens são consequência de um “pente fino” que a operação realiza. Quando ficamos sabendo que um indivíduo foragido se encontra na região; passamos um retrato falado para a Lapa Presente. Essa troca de dados funciona para os dois lados. As informações são trocadas; abrimos inquéritos, fazemos diligências em conjunto e o resultado tem sido expressivo – disse o delegado.
Agentes atuam diariamente
Cerca de 90 agentes atuam diariamente na região, de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h; e sextas-feiras e sábados, das 21h30 às 6h30. A Operação Lapa Presente, que iniciou as atividades em 1º de janeiro de 2014; conta com policiais militares e agentes civis que circulam pela região a pé, de bicicleta e de viatura.
Neste período, 5.427 pessoas foram presas em flagrante, destas 532 por roubo e furto, 202 por tráfico de drogas, 121 por porte de arma branca, além dos 649 foragidos da Justiça capturados.
Um dos diferenciais da atuação da Operação Lapa Presente é a integração entre vários órgãos estaduais e municipais, entre eles, as secretarias de Ordem Pública e de Conservação e a Guarda Municipal.
As assistentes sociais que participam diariamente da Operação Lapa Presente realizaram até o dia 4 de novembro 34.835 atendimentos, com o encaminhamento de moradores de rua para abrigos da Prefeitura, clínicas de recuperação ou agências de emprego.