O juiz da Audiência Nacional espanhola, Juan del Olmo, concedeu na sexta-feira a liberdade provisória da ex-presidente da Argentina María Estela Martinez de Perón, ao considerar que dado seu delicado estado de saúde não existia o risco de fuga, informaram fontes judiciais.
A ex-presidente, de 75 anos, foi presa na sexta-feira em Madri a pedido da Justiça do seu país, que a investiga por crimes políticos. Ela deverá comparecer a cada 15 dias diante de um juizado até que as autoridades judiciais decidam se ela será ou não extraditada.
"Isabelita", como é conhecida, foi detida na sua casa em Villanueva de la Cañada, nos arredores da capital espanhola, e levada à Audiência Nacional.
Devido a um Convênio de Extradição Simplificada entre Argentina e Espanha, a ex-presidente pode ser levada de volta à Argentina dentro de 40 dias, prazo que ela terá para apresentar recursos e defesa contra a ordem do juiz Acosta.
O mais provável é que ela aguarde a decisão judicial em prisão domiciliar, devido à idade avançada. Como Isabelita possui também cidadania espanhola, poderia ser julgada na Espanha, dependendo de entendimentos entre os juízes dos dois países.
Juiz concede liberdade providória à Isabelita Perón
Arquivado em:
Sexta, 12 de Janeiro de 2007 às 19:25, por: CdB