O ministro da Defesa de Israel, Amir Peretz, anunciou nesta segunda-feira que o país irá amenizar as restrições impostas à circulação de palestinos pela região. Entre as medidas anunciadas por Peretz está a desativação de 59 dos 400 bloqueios militares israelenses na Cisjordânia, mas o ministro não disse quando isso ocorreria.
O objetivo da medida, segundo ele, seria aumentar o número de palestinos que cruzam a fronteira para trabalhar em Israel. O ministro israelense também anunciou que alguns palestinos mantidos em prisões israelenses seriam libertados.
Segundo Peretz, "a melhoria das condições de vida dos palestinos é parte do conceito de segurança israelense". No domingo, o governo israelense aprovou a liberação de US$ 100 milhões de um total de US$ 600 milhões em tributos bloqueados da Autoridade Palestina.
A liberação havia sido decidida no dia anterior durante um encontro entre o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
Esse foi o primeiro encontro formal entre os dois líderes em quase dois anos.
Israel diz que irá amenizar restrições a palestinos
Arquivado em:
Segunda, 25 de Dezembro de 2006 às 19:01, por: CdB