Rio de Janeiro, 26 de Julho de 2025

Israel bombardeia alvos na Síria após lançamento de foguetes

Arquivado em:
Quarta, 04 de Junho de 2025 às 10:42, por: CdB

Nesta quarta-feira, o governo sírio disse não ter ainda confirmado o lançamento de mísseis contra Israel, mas condenou o contra-ataque.

Por Redação, com ANSA e Europa Press – de Damasco, Gaza

Israel atacou o sul da Síria na terça-feira após acusar a administração do novo presidente interino de Damasco, Ahmad al-Sharaa, de lançar “dois mísseis contra o território israelense, que caíram sem causar danos”.

Israel bombardeia alvos na Síria após lançamento de foguetes | Israel bombardeou sul da Síria na última terça
Israel bombardeou sul da Síria na última terça

Nesta quarta-feira, o governo sírio disse não ter ainda confirmado o lançamento de mísseis contra Israel, mas condenou o contra-ataque, afirmando que causou “graves perdas humanas e materiais”, além de ter violado a soberania da Síria “em um momento em que precisamos muito de soluções calmas e pacíficas”.

“Convidamos a comunidade internacional a assumir as próprias responsabilidades em parar estes ataques e a apoiar os esforços destinados ao retorno da segurança e da estabilidade na Síria e na região”, diz o Ministério das Relações Exteriores de Damasco em nota.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (Sohr) também confirmou os ataques israelenses no sul do país.

“Violentas explosões abalaram o sul da Síria, entre as quais a cidade de Quneitra e a região de Daraa, logo após os bombardeios aéreos de Israel”, afirmou o Sohr, sem citar vítimas.

Já as Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram também nesta quarta que seus “caças atingiram armas pertencentes ao regime sírio no sul do país”, logo após ser atacado ontem por mísseis da Síria.

“O regime sírio é responsável pela situação atual na Síria e continuará a sofrer as consequências enquanto as atividades hostis de seus territórios continuarem. As IDF continuarão a operar contra qualquer ameaça ao Estado de Israel”, diz nota das forças israelense.

Número de mortos da ofensiva de Israel em Gaza

O número de mortos na ofensiva lançada por Israel contra a Faixa de Gaza após os ataques de 7 de outubro de 2023 já ultrapassou a marca de 54,6 mil mortos e 125 mil feridos, segundo informaram nesta quarta-feira as autoridades do enclave, controlado pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

O Ministério da Saúde de Gaza disse em uma mensagem que “o número de mortos da agressão israelense subiu para 54.607 mártires e 125.341 feridos desde 7 de outubro de 2023”, antes de enfatizar que durante o último dia 97 mortos e 440 feridos chegaram aos hospitais do enclave.

Ele também enfatizou que 4.335 pessoas foram mortas e 13,3 mil feridas desde 18 de março, data em que Israel rompeu o cessar-fogo acordado em janeiro com o Hamas, embora tenha enfatizado que “ainda há vítimas nos escombros e nas ruas, pois as ambulâncias e as equipes de Proteção Civil não conseguem chegar até elas”.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo