Presidente em exercício de Cuba, Raúl Castro afirmou, nesta quinta-feira, que não tem intenção de imitar o estilo de liderança de seu irmão mais velho, o líder cubano Fidel Castro. Falando a um grupo de universitários, Raúl Castro disse que está bem consciente de que a imitação é uma receita certa para o fracasso.
- Quando alguém resolve imitar, fracassa. Fidel não pode ser substituído, a não ser por todos nós juntos, cada um em seu lugar - afirmou.
Raúl Castro assumiu o poder temporariamente em julho deste ano, depois que seu irmão teve de ser submetido a uma cirurgia de emergência. Fidel Castro, que governou Cuba ininterruptamente por mais de 47 anos, não é visto em público desde que ficou doente. Acompanhado dos vice-presidentes Carlos Lage e Esteban Lazo, além de outros integrantes do governo, Raúl Castro afirmou que está delegando mais responsabilidades e fazendo menos discursos do que Fidel.
Diante dos estudantes, Raúl Castro afirmou que é preciso abrir espaço "paulatinamente" para as novas gerações. "Nós estamos concluindo o cumprimento do nosso dever", disse. Em Havana, desde que Fidel passou o poder ao irmão, "a vida política está mais lenta e menos estridente", disse um jornalista.