Rio de Janeiro, 11 de Setembro de 2025

Iraque lança operação para expulsar EI do deserto na fronteira com Síria

Arquivado em:
Quinta, 23 de Novembro de 2017 às 08:11, por: CdB

Soldados do Exército do Iraque e das Forças de Mobilização Popular, um agrupamento xiita, estão participando da campanha contra militantes escondidos

Por Redação, com Reuters - de Bagdá:

Forças iraquianas lançaram uma operação nesta quinta-feira para expulsar o Estado Islâmico do deserto na fronteira com a Síria, uma última campanha para livrar o Iraque do grupo militante, disseram os militares em um comunicado.

iraque-1.jpg
Forças iraquianas lançaram uma operação nesta quinta-feira para expulsar o Estado Islâmico do deserto na fronteira com a Síria

Soldados do Exército do Iraque e das Forças de Mobilização Popular; um agrupamento xiita, estão participando da campanha contra militantes escondidos em uma faixa ampla de território na divisa; informaram autoridades militares iraquianas.

– O objetivo por trás da operação é evitar que grupos remanescentes do Estado Islâmico se reúnam na região do deserto; e a usem como base para ataques futuros – disse o coronel do Exército Salah Kareem.

Na terça-feira, o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, disse que o Estado Islâmico foi derrotado da perspectiva militar. Mas que só declarará a vitória final depois que os combatentes do grupo forem derrotados no deserto.

As forças iraquianas capturaram na última sexta-feira a cidade fronteiriça de Rawa; a última ainda sob controle do Estado Islâmico; assinalando o colapso do “califado” proclamado pelos extremistas depois de varrerem grande parte do norte e do oeste do Iraque em 2014.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo