O Irã está trabalhando para expandir os laços econômicos e militares com o Iraque, disse o embaixador iraniano em Bagdá em entrevista publicada no jornal The New York Times, nesta segunda-feira. O embaixador Hassan Kazemi Qomi disse que o Irã estava preparado para oferecer treinamento, equipamento e conselheiros para as forças iraquianas e que estava pronto para assumir responsabilidade pela reconstrução do Iraque. Ele também reconheceu pela primeira vez que dois iranianos detidos no mês passado por forças norte-americanas eram autoridades da área de segurança, como os Estados Unidos haviam alegado.
- Eles trabalhavam no setor de segurança na República Islâmica, isso está claro - disse Qomi em uma entrevista na Embaixada Iraniana em Bagdá.
Qomi disse que os iranianos não deveriam ter sido detidos e ridicularizou supostas provas que os EUA alegam ter, que mostrariam que os iranianos estavam envolvidos no planejamento de ataques a forças norte-americanas e iraquianas. O embaixador também anunciou que o Irã abriria uma banco nacional em Bagdá. Uma autoridade bancária iraquiana confirmou que o Irã havia recebido uma licença para abrir o que seria "o primeiro banco inteiramente subsidiado" no Iraque de propriedade de um país estrangeiro.