Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Irã diz que foguete enviou três dispositivos de pesquisa ao espaço

Arquivado em:
Quinta, 30 de Dezembro de 2021 às 10:01, por: CdB

 

O suposto lançamento espacial desta quinta-feira chega no momento em que os governos iraniano e norte-americano realizam conversas indiretas em Viena para tentar salvar o acordo nuclear que o Irã firmou com potências mundiais e que o ex-presidente Donald Trump abandonou em 2018.

Por Redação, com Reuters - de Teerã

O Irã usou um foguete de lançamento de satélites para enviar três dispositivos de pesquisa ao espaço, disse um porta-voz do Ministério da Defesa nesta quinta-feira enquanto conversas indiretas entre o Irã e os Estados Unidos transcorrem em Viena para tentar salvar o acordo nuclear de 2015.
ira-1.jpeg
O Irã usou um foguete de lançamento de satélites para enviar três dispositivos de pesquisa ao espaço
Ele não esclareceu se os dispositivos entraram em órbita. O Irã, que tem um dos maiores programas de mísseis do Oriente Médio, teve vários lançamentos de satélite fracassados nos últimos anos devido a questões técnicas. O porta-voz Ahmad Hosseini disse que o foguete de lançamento de satélite Simorgh, cujo nome significa "Fênix", lançou os três dispositivos de pesquisa a uma altitude de 470 quilômetros, sem dar maiores detalhes.

Lançamento preliminar

– Os objetivos de pesquisa pretendidos neste lançamento foram alcançados – disse Hosseini em comentários exibidos pela televisão estatal. "Isto foi feito como um lançamento preliminar... se Deus quiser, teremos um lançamento operacional em breve". A TV estatal iraniana mostrou imagens do que disse ser a decolagem do veículo de lançamento. O suposto lançamento espacial desta quinta-feira chega no momento em que os governos iraniano e norte-americano realizam conversas indiretas em Viena para tentar salvar o acordo nuclear que o Irã firmou com potências mundiais e que o ex-presidente Donald Trump abandonou em 2018.
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo