A Guarda Revolucionária do Irã testou nesta quinta-feira mísseis que segundo um comandante poderiam afundar "grandes navios de guerra" no Golfo Pérsico, no mar de Omã e no norte do oceano Índico, segundo a rádio pública iraniana.
O Irã vive um ápice dos seus atritos com os Estados Unidos devido às acusações norte-americanas de que a República Islâmica desenvolve armas nucleares e armas militantes no vizinho Iraque - duas acusações que Teerã rejeita.
Os Estados Unidos deslocaram um segundo porta-aviões para o Golfo Pérsico, como forma de ampliar a pressão sobre o Irã.
"Esses mísseis, com alcance máximo de 350 quilômetros, podem atingir diferentes tipos de grandes navios de guerra em todo o Golfo Pérsico, em todo o mar de Omã e no norte do oceano Índico", disse Ali Fadavi, comandante naval da Guarda Revolucionária.
Segundo o site da rádio pública, ele disse também que a ogiva desse míssil pode afundar "todos os tipos de grandes navios de guerra",
A TV pública afirmou que os testes dos mísseis, realizados no segundo dia de exercícios aeronavais da Guarda, servem para "mostrar que o Irã é capaz de confrontar qualquer possível ameaça".