Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2025

Indiana vítima de racismo vence <i>big brother</i> inglês

Arquivado em:
Segunda, 29 de Janeiro de 2007 às 11:34, por: CdB

A atriz indiana Shilpa Shetty foi a vencedora do programa britânico Celebrity Big Brother, em que teria sido alvo de racismo, e agora deve fazer carreira bem além dos filmes de Bollywood (a versão indiana da norte-americana Hollywood, com sede em Mumbai, a antiga Bombaim). Shetty disse não se considerar vítima de racismo por parte dos seus colegas na casa, mas o caso provocou uma polêmica internacional. A atriz indiana recebeu 63% dos votos do público, na noite de domingo, e sua vitória é considerada um incentivo à igualdade racial na Grã-Bretanha e na Índia. Ela derrotou outros 13 participantes. Vários deles, principalmente Jade Goody, conhecida por atuar na TV britânica, haviam feito comentários e piadas a respeito de Shetty que atraíram milhares de queixas de espectadores, viraram manchete de jornais e fizeram com que um patrocinador abandonasse o programa.

- As coisas acontecem, as pessoas erram, somos todos humanos e todos falíveis. Uma coisa eu sei com certeza, que Jade realmente não quis ser racista. Realmente não quero ir embora da Inglaterra deixando ninguém em problemas. Só quero agradecer a toda a Grã-Bretanha por me dar esta fantástica oportunidade de deixar meu país orgulhoso - disse Shetty após sair de 26 dias de confinamento na casa.

Shetty, que nos últimos anos vinha sendo ofuscada no cinema indiano por estrelas mais jovens, agora se torna um nome cobiçado para a indústria de entretenimento, ao menos fora da Índia. Os jornais dizem que ela já foi convidada para uma comédia na BBC. Mas um ator indiano disse que a fama não deve se traduzir em papéis cinematográficos em Bollywood, embora deva render alguns contratos publicitários e participações na TV.

- Em Bollywood, conseguir ou não filmes depende de como seus dois últimos filmes se saíram (nas bilheterias) - disse Deepak Tijori, que trabalhou com Shetty e participou da versão indiana, mais pacata, do Big Brother para celebridades.

O último filme de Shetty, em 2006, o único dela naquele ano, foi mal nas nas bilheterias. Há anos, aliás, um filme dela não faz sucesso na Índia, e nos últimos tempos ela vinha aparecendo na TV local e como jurada em shows de calouros. A derrota no reality show pode significar o fim da linha para Goody e duas outras participantes, a modelo Danielle Lloyd e a cantora Jo O'Meara, vilipendiadas nos jornais por seus comentários a respeito de Shetty.

Durante o programa, a indiana foi chamada de "cadela" e alguns se recusaram a aprender seu nome, referindo-se a ela como "a indiana" ou "poppadom" (espécie de pão indiano).

- Ela deveria cair fora da casa. Ela nem sabe falar inglês - chegou a dizer Lloyd.

Questionada sobre seu comportamento, Lloyd, eliminada também no domingo, disse se sentir "terrível".

- Nunca achei que estivéssemos sendo racistas, de jeito nenhum - afirmou.

Goody também pediu desculpas pela polêmica que causou e disse que cogita fazer uma viagem à Índia para tentar consertar o estrago.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo