O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira a compra de mísseis Top-MI da Rússia.
- Vamos comprar alguns mísseis, sim, russos, sim, (...), dos mais modernos, os mais modernos para nos defendermos, defender as instalações petroleiras, as instalações estratégicas -, disse Chávez.
Ele também criticou que os Estados Unidos estejam punindo as empresas, porque "venderam armas ao Irã, e estão pressionando para impedir que vendam armas para nós, que são todas armas defensivas". Há alguns anos, a Venezuela realiza um processo de renovação e aquisição de novo equipamento militar.
Em 29 de janeiro passado, o ministro da Defesa, Raúl Isaías Baduel, confirmou os planos para construir junto com o Irã "aviões não-tripulados" e recuperar os caças F-5 de fabricação americana, os quais Washington se nega a dar manutenção.
A Venezuela adquiriu, no final de 2006, 24 caças Sukoi 30 russos e fechou a compra de 53 helicópteros MI-24 e 100.000 fuzis Kalashnikov, entre outros equipamentos. Os convênios com a Rússia contemplam também a instalação na Venezuela de duas fábricas: uma para fuzis e outra para munições.
No próximo domingo, Chávez celebra com um desfile, no qual os quatro Sukoi que já chegaram à Venezuela farão um sobrevôo, o 15º aniversário do golpe liderado por ele em 4 de fevereiro de 1992 contra o presidente socialdemocrata, Carlos Andrés Pérez.
Hugo Chávez confirma a compra de mísseis russos
Arquivado em:
Quinta, 01 de Fevereiro de 2007 às 19:47, por: CdB