Rio de Janeiro, 29 de Maio de 2025

Huawei lança notebooks com sistema Harmony

Arquivado em:
Segunda, 19 de Maio de 2025 às 13:32, por: CdB

O MateBook Fold e o MateBook Pro são equipados com o HarmonyOS 5, a versão mais recente do sistema operacional que a Huawei começou a desenvolver em 2015.

Por Redação, com Reuters – de Pequim

A Huawei lançou dois novos notebooks nesta segunda-feira, os primeiros vendidos com seu próprio sistema operacional Harmony, em uma tentativa de enfrentar rivais ocidentais, mesmo com os Estados Unidos buscando limitar o acesso da companhia a chips sofisticados.

Huawei lança notebooks com sistema Harmony | Huawei lança primeiros notebooks com sistema operacional Harmony
Huawei lança primeiros notebooks com sistema operacional Harmony

O MateBook Fold e o MateBook Pro são equipados com o HarmonyOS 5, a versão mais recente do sistema operacional que a Huawei começou a desenvolver em 2015 e lançou cinco anos depois nos smartphones da série Mate.

– O laptop Harmony dá ao mundo uma nova opção – disse Yu Chengdong, chefe do grupo de negócios de consumo da Huawei, durante um evento de lançamento das novas máquinas. “Continuamos fazendo as coisas difíceis, mas as coisas certas.”

O modelo básico do MateBook Fold, que não tem um teclado físico e oferece uma tela dupla OLED de 18 polegadas quando totalmente estendida, será vendido por 23.999 iuans (US$ 3.328). O modelo MateBook Pro, que usa um teclado de laptop convencional, tem preço a partir de 7.999 iuans.

EUA

Washington começou a restringir o acesso da Huawei à tecnologia dos EUA em 2019 alegando questões de segurança nacional, o que pressionou a empresa a desenvolver sua própria capacidade de criar e produzir chips e sistemas operacionais.

A Huawei disse que o HarmonyOS para computadores oferece atualmente mais de 150 aplicativos, incluindo o WPS Office, da Kingsoft, uma alternativa ao Office da Microsoft, e um aplicativo de edição de fotos  da Meitu.

Até o final de 2024, mais de 7,2 milhões de desenvolvedores individuais estavam criando aplicativos para o HarmonyOS, que foi instalado em mais de 1 bilhão de dispositivos, incluindo smartphones e TVs, de acordo com a Huawei.

A empresa não revelou qual chip equipa os novos notebooks. Mas disse que os preços relativamente altos dos computadores são resultado do custo da nova tecnologia de fabricação do chipset.

A Huawei não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o chip.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo