Rio de Janeiro, 16 de Setembro de 2025

Hemorio inova com criação de pós-graduação em Hemoterapia

Arquivado em:
Quinta, 21 de Setembro de 2017 às 11:34, por: CdB

O Hemorio iniciou as aulas das suas recém-criadas pós-graduações, sendo 25 vagas para cada turma: uma de Hemoterapia e outra de Hemoterapia Multidisciplinar, que já começaram e são gratuitas

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

Um dos poucos hospitais do estado a ser credenciado pelo MEC sem ter ligação com universidades, o Hemorio iniciou as aulas das suas recém-criadas pós-graduações, sendo 25 vagas para cada turma: uma de Hemoterapia e outra de Hemoterapia Multidisciplinar, que já começaram e são gratuitas. O diretor-geral do hemocentro, Luiz Amorim, explicou os objetivos das especializações.

hemorio.jpg
Cursos são lato sensu e voltados para diversos profissionais

–  Qual é a diferença entre os dois cursos?

– A qualificação de Hemoterapia é direcionada aos médicos. Nela, serão abordados tratamentos clínicos, condutas, remédios etc. Já o curso de Multidisciplinar é voltado para enfermeiros, biólogos, farmacêuticos e biomédicos. Ou seja, outros profissionais de Saúde que precisam ter essa formação para atender da melhor forma os médicos da área.

– Há uma demanda para esse tipo de especialização?

– Hoje, há poucos profissionais com tal qualificação, e todo hospital precisa ter esse especialista.

– É importante que as unidades de Saúde tenham esse tipo de profissional, mesmo não sendo especializado em doenças do sangue?

– Sim, porque ele vai saber o que fazer em caso de grandes sangramentos e avaliar a necessidade de transfusão e quais as condutas adequadas no caso das mais variadas hemopatias. Também é importante para coordenar e orientar os técnicos de laboratório dessas unidades.

–  Qual é a duração dos cursos?

  Com duração de 360 horas, cada turma conta com aulas práticas e teóricas realizadas no próprio Hemorio em um fim de semana por mês. As aulas teóricas se estenderão por três meses. As aulas práticas terão a duração de seis meses.

–  Quem é responsável pela criação e pelas aulas das especializações?

  Os cursos foram desenvolvidos e são ministrados por profissionais do Hemorio, em grande parte. Ministro algumas disciplinas, mas há professores convidados de instituições como a Fiocruz e diversas universidades.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo