A vitória deste domingo foi a 61ª da carreira de Hamilton e a terceira no circuito de Suzuka. O triunfo aconteceu um dia após o piloto de 32 anos ter registrado o novo recorde.
Por Redação, com agências internacionais - de Suzuka, Japão
Liderando de ponta a ponta, o piloto britânico Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio do Japão neste domingo e ficou a apenas uma corrida de garantir o seu quarto título na Fórmula 1. Com a vitória, Hamilton somou 306 pontos no Mundial. Já o piloto da Ferrari Sebastian Vettel estacionou nos 247 pontos após abandonar a corrida depois de ter problemas nas velas de seu carro.
Max Verstappen e Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull, completaram o pódio em Suzuka, na segunda e terceira colocação, respectivamente.
Novo recorde
O alemão, que já estava 34 pontos atrás de Hamilton antes da prova, sofreu o terceiro revés no mesmo número de corridas; e agora, suas esperanças estão depositas em que Hamilton sofra o mesmo tipo de má sorte. Há, ainda, quatro etapas até o final da temporada.
— Eu só poderia sonhar em ter uma vantagem dessa. Eu não diria que estou com uma mão (na taça)”, acrescentou mais tarde. “Ainda tem 100 pontos em disputa, então vou continuar com o pé no acelerador — disse Hamilton em entrevista no pódio ao ex-piloto de F1 Takuma Sato, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis neste ano.
A vitória deste domingo foi a 61ª da carreira de Hamilton e a terceira no circuito de Suzuka. O triunfo aconteceu um dia após o piloto de 32 anos ter registrado o novo recorde no circuito de 5,8km no treino classificatório de sábado.
Massa pontua
Com a atual vantagem conquistada sobre Vettel, Hamilton pode assegurar o título já na próxima corrida, em Austin, no Texas, em 22 de outubro.
Valtteri Bottas largou em sexto devido a um punição por uma troca de câmbio. Ele lutou até o final para terminar em quarto com sua Mercedes. O também finlandês Kimi Raikkonen, também sofreu punição no grid relacionada ao câmbio. Foi o representante único da Ferrari no fim da prova, em quinto.
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, caiu do 8º lugar de onde largou para o 10º; completando a zona de pontuação.
A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 está marcada para o dia 22 de outubro; na cidade de Austin, nos Estados Unidos.