Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2025

Grupo de artistas protestam contra Lei de Incentivo ao Esporte

Arquivado em:
Quinta, 21 de Dezembro de 2006 às 19:16, por: CdB

Artistas como Marieta Severo, Marcelo Serrado, Fernando Eiras, Ricardo Petraglia, Ney Latorraca, Jacqueline Lawrence reuniram-se nesta quinta-feira, no Teatro Poeira, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, para protestar contra a aprovação pela Câmara dos Deputados da Lei de Incentivo ao Esporte. Eles estão organizando novas manifestações, já que consideram que perderão recursos para financiar suas atividades.

O projeto aprovado pelos deputados na noite de quarta-feira permite que as empresas apliquem em patrocínios esportivos e culturais até quatro por cento do Imposto de Renda devido sobre o seu lucro líquido. A votação na Câmara rejeitou emendas aprovadas no Senado. Se o plenário do Senado mantiver o texto aprovado na Câmara, a lei irá para a sanção do presidente Lula. Com isso, artistas e desportistas dividirão os mesmos recursos.

- Foi uma surpresa enorme porque já havia um acordo firmado entre a Casa Civil, ministérios da Cultura e do Esporte, principalmente, e os senadores e o Senado, em torno dessa lei que ia satisfazer todo mundo. Estávamos muitos felizes e unidos em torno disso, então a Câmara ter derrubado esse acordo é que nos surpreendeu -, disse Marieta Severo, dona do teatro e uma das organizadoras do movimento dos artistas.

Marieta lembrou que o acordo fechado há nove dias com os desportistas e encampado pelos senadores, em Brasília, previa que os artistas e desportistas iriam lutar para que a dedução do Imposto de Renda do lucro das empresas fosse elevada de quatro para oito por cento - os dois lados dividiram os recursos.

- Nós queremos que todos sejam beneficiados. Nós, da cultura, queremos estar ao lado do esporte para que todos tenham mais recursos porque todos somos fundamentais para o país -, disse a atriz.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo