Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2025

Governo e aliados temem que terceira via rache a base

Arquivado em:
Terça, 09 de Janeiro de 2007 às 14:41, por: CdB

O governo e partidos aliados temem que o surgimento de uma terceira candidatura à presidência da Câmara rache a base governista. Segundo nota divulgada nesta terça-feira pela Secretaria de Relações Institucionais, a avaliação é um dos resultados do encontro, realizado na noite desta segunda-feira, entre o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, e os presidentes de 11 partidos da coalizão ( PSC, PSB, PC do B, PMDB, PP, PR, PV, PT, PDT, PTB e PRB), que representam 348 deputados.

A nota diz que "a maioria dos presentes avaliou que o problema efetivo não é a base aliada ter dois candidatos (Aldo Rebelo e Arlindo Chinaglia), já que ambos são integrantes da coalizão. O problema poderá ocorrer se surgir uma terceira candidatura com capacidade de polarizar, que possa dividir os votos da base aliada em um eventual segundo turno na eleição da Câmara".

No encontro, o ministro Tarso reiterou que o governo não escolherá entre os dois candidatos governistas, Aldo Rebelo (PC do B -SP) e Arlindo Chinaglia (PT -SP), pois os dois deputados "merecem a confiança do governo".

Ainda de acordo com a nota, os partidos aliados vão continuar buscando uma candidatura única na base do governo. A reunião do PMDB, marcada para esta terça, é considerada importante, já que 84 dos 90 deputados da bancada decidirão o posicionamento do partido em relação à disputa, conforme a secretaria. O PT e o PC do B também vão debater hoje o tema em encontros separados.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo