Os governadores dos quatro estados da Região Sudeste reuniram-se no no Palácio Laranjeiras, Zona Sul do Rio para lançar o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança do Sudeste e divulgaram uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma série de reivindicações. Na mensagem, Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), José Serra (São Paulo), Aécio Neves (Minas Gerais) e Paulo Hartung (Espírito Santo) pedem o aumento do efetivo do Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal nos estados para coibir os tráficos de armas e drogas.
O novo órgão vai se reunir a cada dois meses na capital de um dos estados para analisar os resultados das ações conjuntas contra o tráfico de drogas e armas e o roubo de cargas na região, além de traçar novos planos na área.
Os governadores também querem a atuação mais efetiva das Forças Armadas nas fronteiras e solicitaram ainda uma maior integração dos serviços de informações estaduais e federais, com uma participação mais efetiva, além da PF, das Forças Armadas, Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), do Banco Central, e da Receita Federal.
A revisão do Orçamento Federal para permitir, pelo menos, a manutenção dos valores do Fundo Nacional de Segurança e do Fundo Penitenciário tamém é solicitada. Além de pedir que a verba desses fundos não sejam objeto de contingenciamento, e o repasse desses recursos para projetos concretos, como aprimoramento e aperfeiçoamento de policiais e aquisições de equipamentos para modernizar a polícia técnica-científica.
Governadores pedem mais policiais federais no Sudeste
Arquivado em:
Terça, 09 de Janeiro de 2007 às 17:24, por: CdB