Governadores dos nove estados do Nordeste, reuniram-se em Natal nesta quinta-feira e divulgaram uma carta a ser encaminhada ao Governo federal, com pedidos de mais investimentos para a região e que oficializa a formação de um Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, nos moldes docriado pelos governadores do sudeste na última terça.
Segundo a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), a formação do novo gabinete é uma conseqüência das medidas anunciadas pelos governadores do Sudeste no combate ao crime organizado.
- Estamos preocupados com a segurança no país todo e na região Nordeste temos problemas. Também sabemos do reforço que está sendo dado na região Sudeste e estamos preocupados com a migração do crime organizado para cá - , disse.
Os investimento na região, um dos principais temas discutidos no encontro, também são citados no documento, que pede que o governo derrube os vetos à criação da Sudene (a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e prevê a criação de um fundo regional de investimentos, além da devolução imediata de um caução pago em 1996 pelos estados para o pagamento das dívidas estaduais.
Os governadores decidiram ainda tornar o fórum permanente, para a discussão de uma agenda comum dos nove estados, em reuniões mensais. A próxima reunião, ainda sem data definida, deverá acontecer em Maceió (AL).
Participaram da reunião os ministros Fernando Haddad (Educação) e Pedro Brito (Integração Nacional). A ministra Dilma Roussef (Casa Civil), cuja a presença havia sido confirmada pela organização do evento, não compareceu.
Governadores do Nordeste criam Gabinete de Segurança Pública
Arquivado em:
Quinta, 11 de Janeiro de 2007 às 19:31, por: CdB