A festa do Globo de Ouro na noite desta sugunda-feira foi marcada por surpresas. Líder em número de indicações, Babel, o filme de Alejandro Iñarritu levou o grande prêmio da noite, de melhor filme dramático, único prêmio que o longa recebeu na cerimônia. Forest Whitaker, protagonista de "O último rei da Escócia", tirou das mãos de Leonardo Di Caprio o prêmio de melhor ator dramático. Considerado favorito, Di Caprio concorria na categoria por dois filmes, "Os infiltrados" e "Diamante de sangue".
Helen Mirren, protagonista de "A rainha" levou dois prêmios: o de melhor atriz dramática e o de melhor atriz de minissérie ou telefilme ("Elizabeth I"), feito raro na história do Globo de Ouro. O veterano Martin Scorsese venceu na categoria diretor por "Os infiltrados". O prêmio aumenta as chances de o cineasta faturar também no Oscar, em que nunca saiu vitorioso. Este é o segundo Globo que Scorsese ganha. O primeiro foi por "Gangues de Nova York", em 2003.
Entre os filmes de comédia ou musical, venceram "Dreamgirls - Em busca de um sonho" (melhor filme), "Borat" (melhor ator para Sacha Cohen) e "O diabo veste Prada" (melhor atriz para Meryl Streep).
A série produzida pela atriz Salma Hayek, "Betty, a feia" levou dois prêmios: melhor programa cômico de TV e melhor atriz cômica de TV para America Ferrera e desbancou sucessos consolidados, como Desperate housewives e The office. Grey's anatomy, que retrata um hospital, levou o prêmio de melhor drama televisivo, enquanto "Elizabeth 1a" foi premiada em três categorias relativas a minissérie ou telefilmes.
O Globo de Ouro é concedido anualmente pela Associação de Correspondentes Estrangeiros em Hollywood. Os prêmios cinematográficos são vistos como uma prévia do Oscar, enquanto as categorias televisivas frequentemente dão destaque a novas séries e atores.
Globo de Ouro premia <i>Babel<i>
Arquivado em:
Terça, 16 de Janeiro de 2007 às 14:15, por: CdB