Um alto funcionário da Embaixada do Irã no Iraque foi capturado por homens armados em Bagdá, segundo informou o governo iraniano. Jalal Sharafi, segundo secretário da Embaixada iraniana no Iraque, foi capturado no domingo quando estava no seu carro no distrito de Karrada, no centro de Bagdá, por cerca de 30 homens vestindo uniformes do Exército iraquiano.
Ele foi levado depois de um tiroteio entre os homens e seguranças do diplomata.
O Irã acusa os Estados Unidos pelo seqüestro, dizendo que ele foi conduzido por uma unidade militar iraquiana que mantêm laços estreitos com os militares americanos.
Os Estados Unidos negaram qualquer envolvimento de suas tropas no incidente. O governo iraquiano disse que está tratando o ocorrido como um seqüestro criminoso.
Os Estados Unidos vêm acusando o Irã de estimular a violência sectária no Iraque. No mês passado, militares americanos prenderam, em um consulado do Irã no Iraque, cinco iranianos que eles acusam de apoiar a insurgência iraquiana.
Nesta terça-feira, o premiê britânico, Tony Blair, disse em Londres que o Irã promove "uma estratégia para criar o máximo de tensão" no Oriente Médio, mas que um ataque contra o país não está sendo planejado.
Funcionário da Embaixada do Irã no Iraque é sequestrado
Arquivado em:
Terça, 06 de Fevereiro de 2007 às 17:22, por: CdB