A oxigenoterapia de alto fluxo utiliza cânulas nasais para administrar oxigênio ao paciente, enquanto a ventilação mecânica não invasiva é realizada por meio de uma máscara.
Por Redação, com ANSA – de Roma
O papa Francisco voltou a utilizar oxigenoterapia de alto fluxo após ter passado a noite com ventilação mecânica não invasiva, enquanto permanece em tratamento contra uma grave pneumonia nos dois pulmões há 19 dias no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma.

A informação foi divulgada por fontes vaticanas, enquanto o boletim matinal da Santa Sé diz apenas que o pontífice de 88 anos “dormiu bem durante a noite e acordou logo depois das 8h [horário local]”.
Insuficiências respiratórias
A oxigenoterapia de alto fluxo utiliza cânulas nasais para administrar oxigênio ao paciente, enquanto a ventilação mecânica não invasiva é realizada por meio de uma máscara, e Jorge Bergoglio tem alternado entre as duas técnicas para evitar novas insuficiências respiratórias como as da última segunda-feira.
Não estão previstas visitas para o papa nesta quarta-feira, e o Vaticano não informou se o líder católico retomou as atividades de trabalho. O estado de saúde de Francisco ainda é crítico, embora estável, e ele não teve novos episódios de insuficiência respiratória na terça, além de continuar sem febre, alerta, orientado e cooperando com os tratamentos.
Segundo fontes vaticanas, apesar da situação delicada, a estabilidade de Francisco indica uma “evolução normal de uma pneumonia que exige tempo para ser tratada”.