Rio de Janeiro, 16 de Setembro de 2025

Fidel diz que sua recuperação será 'um longo processo'

Arquivado em:
Domingo, 31 de Dezembro de 2006 às 10:02, por: CdB
Em sua tradicional mensagem de Ano Novo, o líder cubano Fidel Castro disse que está se recuperando lentamente da cirurgia a que foi submetido em julho para interromper um sangramento no intestino.

Fidel agradeceu ao povo cubano pela coragem demonstrada durante sua recuperação.

- A respeito de minha recuperação, eu sempre disse que seria um longo processo, mas está longe de ser uma batalha perdida - afirmou o líder cubano, de 80 anos, na mensagem transmitida pela rádio e a televisão estatais.

- Eu não deixei de estar informado dos principais acontecimentos. Mantive conversas com nossos camaradas mais próximos sempre que foi necessária cooperação em questões vitais.

Saúde

A mensagem de Ano Novo de Fidel, transmitida ao povo cubano todos os anos, marca o aniversário da revolução de 1º de janeiro de 1959, que o colocou no poder.

Em julho, o líder cubano foi operado e entregou o controle do país temporariamente a seu irmão, Raúl.

Desde então, não faltam especulações sobre a sua saúde. Funcionários não-identificados do governo americano disseram à imprensa dos Estados Unidos que se trata de câncer, possivelmente em estágio terminal.

Embora o estado de saúde de Castro permaneça um segredo de Estado, autoridades do governo cubano têm repetido que o líder da Revolução de 1959 não sofre de nenhuma doença terminal e está se recuperando.

Na última terça-feira, um médico espanhol que viajou a Cuba para examinar o presidente disse que Fidel não tem câncer nem necessitará de futuras cirurgias.

- Sua condição física é excelente, sua atividade intelectual permanece intacta, eu diria fantástica, e ele está se recuperando da operação", disse o médico, especialista em doenças intestinais.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo