O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, disse nesta segunda-feira que a equipe não viverá em 2007 um ano de transição apesar das aposentadorias do heptacampeão mundial Michael Schumacher e de diversos membros da equipe técnica.
- Este ano não é de transição nem nenhuma outra coisa, mas sim de conquistarmos o título mundial - disse Montezemolo a repórteres antes dos testes do novo F-2007 no circuito de Fiorano.
Além de ter perdido a habilidade de Schumacher na pista, a Ferrari não terá mais o diretor-técnico Ross Brawn, enquanto o ex-chefe de equipe Jean Todt foi promovido a gerente-geral da empresa.
Mario Almondo assume como diretor-técnico e Stefano Domenicali será o novo diretor-esportivo, enquanto Aldo Costa e Gilles Simon substituíram Paolo Martinelli e Rory Byrne como chefes de chassi e motores na equipe.
Montezemolo defendeu a decisão de promover membros da própria equipe em vez de realizar novas contratações.
- Se tivéssemos trazido pessoas de fora teríamos arriscado dois erros. Primeiro você nunca sabe como as pessoas vão se encaixar, e segundo você corre o risco de desmotivar sua equipe, que espera progredir. Fizemos as escolhas certas e espero que isso seja confirmado pelos resultados - disse o chefe da Ferrari.
O empresário disse que está confiante em vitórias da dupla Felipe Massa e Kimi Raikkonen na próxima temporada, que começa dia 18 de março na Austrália.
- Tínhamos nossos olhos em Kimi desde Magny Cours em 2002 e Michael (Schumacher) concordou conosco que ele era a melhor solução. Temos dois jovens pilotos rápidos e tenho certeza que Kimi terá uma longa história conosco - disse Montezemolo.
- Espero que Kimi possa ir muito bem -ele está na idade certa e no momento correto de sua carreira para vencer. Ele veio para a Ferrari no momento exato e tenho certeza que vamos dar a ele as condições adequadas para vencer - disse.
Sobre Massa, que entra em sua segunda temporada na equipe após duas vitórias no ano de estréia, Montezemolo afirmou:
- Ele teve uma primeira temporada forte e mostrou evolução nas corridas - encerrou Luca.