Roger Federer segue firme sua caminhada rumo ao terceiro título da carreira no Aberto da Austrália. Nesta terça-feira, o suíço, campeão do Grand Slam em 2004 e 2006, superou o espanhol Tommy Robredo e avançou à semifinal.
Apesar do equilíbrio, Federer, principal favorito, derrotou o sétimo cabeça-de-chave por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 (7/2) e 7/5, em duas horas e 20 minutos. O suíço segue sem perder nenhum set em Melbourne neste ano.
O jogo na Rod Laver Arena começou agitado. Logo no primeiro set, Federer quebrou o serviço de Robredo três vezes. O espanhol conseguiu devolver duas das quebras, mas perdeu a parcial por 6/3.
O segundo set foi equilibrado até o nono game, quando Federer se impôs e quebrou o saque do rival. Com 5/4 no placar, o suíço sacou para o set, mas Robredo devolveu a quebra e, após ambos confirmarem os serviços seguintes, a decisão foi para o tie-break. Federer controlou melhor as emoções e fez 7/2.
Na última parcial, o cabeça-de-chave número um se manteve superior nos momentos decisivos, apesar do bom jogo apresentado por Robredo. Desta forma, o suíço fez 7/5 e garantiu uma vaga na semifinal.
Federer fez cinco aces e teve 42 winners (bolas vencedoras) durante o confronto. Já o espanhol conseguiu quatro aces e 17 winners. O suíço, no entanto, errou mais que Robredo. Foram 31 erros não-forçados, contra 28.
Na seqüência do Aberto da Austrália, Federer vai enfrentar o norte-americano Andy Roddick, que superou o compatriota Mardy Fish por 3 sets a 0, com um triplo 6/2.
O Aberto da Austrália é disputado em quadras duras e distribui cerca de US$ 14,9 milhões em prêmios. O atual campeão é o suíço Roger Federer.