A família do ex-presidente João Goulart, o popular Jango, distribuiu nota à imprensa, neste domingo. Nega a versão de que teria rejeitado as homenagens ao líder trabalhista, cassado pela ditadura militar imposta em 1964.
Por Redação - do Rio de Janeiro
O Espaço Jango, dirigido pela família do ex-presidente João Goulart, negou que tenha recebido, portanto, rejeitado, as possíveis homenagens ao líder trabalhista de meados do século XX. Na véspera, João Goulart Neto divulgou nas redes sociais a rejeição a um convite à família, feito pelo governo do presidente de facto, Michel Temer (PMDB). Segundo o neto do ex-presidente, o governo federal propôs uma série de ações para celebrar o centenário de Jango, em 2018.
“Um membro do governo procurou meu pai para propor uma homenagem aos 100 anos do (ex-)presidente João Goulart. Ano que vem com uma série de ações. Dentre elas moedas comemorativas, exposições etc. Meu pronunciamento a respeito: Não haverá comemoração alguma incentivada por um governo golpista que não nos representa. Muito menos representa a verdadeira democracia na qual Jango lutou, valendo-lhe o destino de ser o único presidente a morrer no exílio. Não reconhecemos esse governo que ai esta como legítimo”, escreveu.
Outra versão
João Goulart Neto acrescentou que o avô teria dois registros de nascimento. O primeiro data de 1º de março de 1918 e o outro, de 1919. Ele informou, ainda, que a família optou por usar o segundo para o Centenário de Jango. O objetivo seria evitar que as comemorações ocorressem enquanto Temer ainda estivesse no cargo.
No entanto, Denize Fontella Goulart e Maria Thereza Goulart, filha e ex-primeira-dama, respectivamente, dirigentes do Espaço Jango, apresentaram outra versão. Em nota, neste domingo, esclarecem que nunca foram contatadas sobre quaisquer homenagens. Logo, não poderiam se posicionar a respeito.
Leia, adiante, a nota em que desmentem “notícia amplamente veiculada nas redes sociais:
“O Espaço Jango vem através de sua Presidente Denize Fontella Goulart e de sua Diretora Maria Thereza Goulart, filha e esposa de Jango respectivamente, afirmar que a informação veiculada nas redes sociais referente a uma suposta recusa a um pedido do atual governo brasileiro de promover homenagens ao aniversário de 100 anos de nascimento do Presidente João Goulart é inverídica.
“Em momento algum Denize Goulart e Maria Thereza Goulart foram contatadas para decidir a esse respeito. Por tanto, qualquer informação nesse sentido não procede. No momento em que, e se, esse contato for feito Maria Thereza e Denize se posicionarão. Antes disso, não. Informamos também que ninguém está autorizado, a não ser o Espaço Jango, a se manifestar em nome de Maria Thereza Goulart e Denize Goulart”.
Assinam
Maria Thereza Fontella Goulart, Denize Fontella Goulart e demais membros da Diretoria do Espaço Jango.