Embora os veículos sejam donos dos dados dos usuários que compram uma assinatura, não terão informações sobre quem lê os artigos grátis no Facebook
Por Redação, com Reuters - de São Francisco:
O Facebook disse que contratou 10 veículos de notícias, incluindo The Washington Post e The Economist, para um teste que dá a usuários de aplicativos móveis acesso a um número limitado de artigos por mês e, depois, a opção de assinatura através dos próprios sites das empresas.
A decisão é uma mudança de estratégia da maior rede social do mundo; que antes tentou manter os usuários em seu próprio serviço e pode ajudar a restaurar sua imagem, fortalecendo laços com mídias respeitadas após a propagação de notícias falsas no Facebook antes das eleições presidenciais de 2016 nos EUA.
A medida também pode ajudar a aliviar as relações com alguns veículos; que muitas vezes vêem seus artigos amplamente compartilhados entre mais de 2 bilhões de usuários mensais do Facebook. Mas não conseguem transformar leitores em assinantes.
Embora os veículos sejam donos dos dados dos usuários que compram uma assinatura; não terão informações sobre quem lê os artigos grátis no Facebook, ponto de conflito para vários deles.
Testes
Os testes, que incluem o Boston Globe, o alemão Bild e o francês Le Parisien; os usuários de dispositivos móveis do Facebook podem ler 10 artigos gratuitamente; ou uma seleção de artigos que os veículos permitam, e então são incentivados a fazer assinatura no site do veículo para ter acesso completo.
O Facebook não receberá uma parte da receita de qualquer assinatura conquistada; disse a empresa em mensagem na quinta-feira.
Mas vários veículos importantes decidiram não participar do projeto; principalmente porque o Facebook não dará acesso aos dados dos leitores até que eles realizem uma assinatura.