A Rovio passou por um rápido crescimento após o lançamento do primeiro Angry Birds, em 2009, nos quais os jogadores usam um estilingue para atacar porcos
Por Redação, com Reuters - de Helsinque:
A Rovio Entertainment, fabricante do jogo Angry Birds, está levando adiante uma aguardada oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), com o objetivo de ajudar a financiar novos jogos e acordos, em uma indústria que está se consolidando, disse a empresa nesta terça-feira.
A empresa finlandesa disse que arrecadaria cerca de 30 milhões de euros vendendo novas ações. Enquanto os investidores existentes, que incluem o tio do co-fundador da empresa, bem como as empresas de capital de risco Accel Partners e Atomico - também venderiam uma quantidade não revelada de sua participação no negócio.
A Rovio, cujos jogos foram baixados 3,7 bilhões de vezes em junho, recusou colocar um valor estimado na empresa; que algumas reportagens projetam que poderia chegar a US$ 2 bilhões.
A Rovio passou por um rápido crescimento após o lançamento do primeiro Angry Birds, em 2009; nos quais os jogadores usam um estilingue para atacar porcos que roubam ovos de pássaros; já que a empresa cobrava sua popularidade ao licenciar a marca para uso em brinquedos e roupas.
Jogos gratuitos
No entanto, a companhia foi lenta em responder à mudança para jogos gratuitos que obtêm receita com compras dentro do aplicativo; e publicidade. Em 2015, registrou prejuízo e demitiu um terço da equipe.
Mas em 2016, o lançamento do filme Angry Birds em 3D, junto com novos jogos; reviveram a marca e ajudaram na recuperação das vendas.
No primeiro semestre deste ano, as vendas quase dobraram em relação ao mesmo período do ano anterior para 153 milhões de euros. Enquanto o lucro principal aumentou para 42 milhões de euros, de 11 milhões de euros um ano atrás.
A empresa disse que esperava que as vendas e o lucro aumentassem significativamente em 2017 como um todo.