Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2025

Extrema-direita européia pretende formar novo partido

Arquivado em:
Segunda, 08 de Janeiro de 2007 às 19:30, por: CdB

Integrantes do Parlamento Europeu pertencentes à extrema-direita devem se unir para formar um novo partido político nos próximos dias. A medida deve representar mais acesso a recursos financeiros e posições de poder ao novo partido.

O líder deve ser Bruno Gollnisch, membro da Frente Nacional da França, que atualmente está sendo processado por negar o Holocausto. Pelas leis do bloco, são necessários pelo menos 19 parlamentares de cinco países para a Constituição de um partido.

A formação do partido se tornou possível após a entrada de Romênia e Bulgária na União Européia, em 1º de janeiro. A Romênia possui cinco parlamentares da extrema-direita e a Bulgária, um.

O partido Grande Romênia é conhecido por suas posições anti-semitas, contrárias aos ciganos e à Hungria, país vizinho da Romênia. O novo partido deve contar ainda com membros do Partido da Liberdade da Áustria e do nacionalista belga Vlaams Belang.

A agremiação deve pressionar contra o crescimento do bloco europeu, em especial a idéia de incorporação da Turquia, e a criação de uma Constituição unificada.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo