O Exército já está patrulhando as principais vias expressas do Rio, em preparação à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, encontro que será realizado nesta quinta e sexta-feira, no Hotel Copacabana Palace, Zona Sul do Rio. Os militares foram designados para garantir a segurança dos presidentes dos países sul-americanos que participarão da reunião.
A reunião da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul contará com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Néstor Kirchner; Venezuela, Hugo Chávez; Uruguai, Tabaré Vázquez; e Paraguai, Nicanor Duarte Frutos. O presidente da Bolívia, Evo Morales, comparece na condição de convidado. O encontro tem por objetivo discutir a conjuntura atual do Mercosul, bem como perspectivas futuras do bloco e decidir a entrada da Bolívia como membro pleno.
Participam da operação soldados do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de agentes da Polícia Federal. O Exército não informou o número de envolvidos na ação nem os locais do patrulhamento. Contudo, soldados podem ser vistos reforçando o policiamento no trajeto entre o Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, e o Hotel Copacabana Palace, na orla da Zona Sul, onde será realizado o evento. Entre as principais vias que receberão o reforço militar está o Aterro do Flamengo, além da Avenida Brasil e da Linha Vermelha.