Mattis disse que a pressão sobre a Coreia do Norte aumentou desde a imposição de uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU
Por Redação, com Reuters - de Nova Délhi:
Esforços diplomáticos para lidar com a crise provocada pelos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte continuam, disse o secretário de Defesa norte-americano, Jim Mattis, nesta terça-feira.
Mattis, que está em uma viagem oficial de dois dias à capital da Índia para fortalecer os laços militares; disse que a pressão sobre a Coreia do Norte aumentou desde a imposição de uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU.
– Continuamos a manter os esforços liderados pela diplomacia na ONU – disse o secretário a repórteres em Nova Délhi.
– Vocês viram resoluções aprovadas por unanimidade no Conselho de Segurança da ONU que aumentaram a pressão... sobre a Coreia do Norte; e ao mesmo tempo nós mantemos nossa capacidade de deter as ameaças mais perigosas da Coreia do Norte – acrescentou.
Guerra na península coreana
A China disse nesta terça-feira que uma guerra na península coreana não terá nenhum vencedor; depois que o ministro de Relações Exteriores norte-coreano disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; declarou guerra à Coreia do Norte e que Pyongyang tem o direito de tomar contramedidas.
O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês Lu Kang disse que Pequim espera; que políticos dos EUA e da Coreia do Norte possam perceber que recorrer a meios militares nunca será uma saída viável.
A China também reprovou a escalada da guerra de palavras entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Disse Lu em coletiva de imprensa em Pequim.