Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2025

EUA, derrotados, entregam Najaf aos iraquianos

Arquivado em:
Quarta, 20 de Dezembro de 2006 às 10:43, por: CdB

Forças norte-americanas entregaram, nesta quarta-feira, o controle da segurança da Província de Najaf ao Iraque, classificando a medida como um importante passo para fortalecer o governo local, embora analistas sejam unânimes em afirmar que este é o princípio de uma retirada dos EUA, que reconhecem a derrota para as forças político-religiosas que atuam no país. A capital da Província, também Najaf, abriga os mais poderosos clérigos xiitas do país. Autoridades iraquianas proibiram a circulação de veículos em Najaf, onde a cerimônia de entrega do controle aconteceu em um estádio de futebol, em meio a um forte esquema de segurança.

A Província é a terceira das 18 regiões iraquianas a ser transferida para as forças de segurança do governo. A capacidade de manter a calma será um teste importante para o governo do Iraque. O presidente dos EUA, George W. Bush, está sob pressão para retirar suas tropas do Iraque, devido ao crescente número de vítimas norte-americanas e iraquianas e da insatisfação pública com a guerra, que contribuiu para a derrota do Partido Republicano nas eleições do mês passado.

Najaf, onde vide o clérigo mais importante do Iraque, o aiatolá Ali al Sistani, tem calma relativa frente à violência de Bagdá e de outras áreas onde xiitas, sunitas e curdos vivem lado a lado. Mas a região não está imune ao conflito entre facções xiitas. Sua posição de centro histórico de estudo xiita e sua consequente influência política conferem à entrega um significado importante.

Palco sangrento

A área de Najaf foi palco do sangrento levante de três semanas do Exército Mehdi, milícia leal ao clérigo radical Moqtada al-Sadr, contra forças dos EUA em agosto de 2004. Atualmente, o Exército Mehdi é uma das diversas facções que disputam a influência na cidade. Um relatório do International Crisis Group, de Bruxelas, advertiu na terça-feira sobre a tensão entre o Exército Mehdi e as Brigadas Badr, milícia leal ao poderoso Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque.

"Ambos os grupos paramilitares xiitas estão envolvidos em um cabo-de-guerra na disputa pela cidade sagrada de Najaf", disse o relatório.

O tenente Michael Marley, porta-voz da força multinacional liderada pelos EUA que está entregando o controle, disse que todos as tropas norte-americanas e de outras nacionalidades foram retiradas em setembro e que os iraquianos já estão no controle efetivo. Restaram apenas alguns soldados estrangeiros na região. Hikma Habib, policial de Najaf de 27 anos, desconfia da transferência, dizendo que cerimônias parecidas de entrega tiveram poucos resultados.

- Uma vez eu levantei a bandeira iraquiana e fizemos uma cerimônia com a presença do governo de Najaf...e agora eles estão entregando a segurança de novo. Acho que não vai ser a última vez, porque as forças dos EUA, quando querem prender alguém, retomam o controle da segurança e depois que prendem devolvem aos iraquianos. É apenas um jogo - contou Habib.

Forças britânicas entregaram a Província de Muthanna em julho e a de Dhi Qar em setembro. As duas regiões ficam no sul do Iraque, de maioria xiita e que está relativamente calmo. A Grã-Bretanha disse que espera entregar a Província de Basra, onde há muito petróleo, para os iraquianos na primeira metade de 2007.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo