O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, Joseph Dunford, recebeu seus colegas da Coreia do Sul e do Japão
Por Redação, com Reuters - de Seul/Abu Dahabi:
Autoridades graduadas de defesa dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão realizaram conversas trilaterais e pediram que a Coreia do Norte abandone seu “caminho destrutivo e imprudente” de desenvolvimento de armas, afirmou o Exército norte-americano em comunicado.
O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, Joseph Dunford; recebeu seus colegas da Coreia do Sul e do Japão na sede do Comando do Pacífico dos Estados Unidos, no Havaí, no domingo; para trocar opiniões sobre os recentes testes nucleares e de mísseis balísticos de longo alcance da Coreia do Norte.
– Juntos, eles pediram à Coreia do Norte para se abster de provocações irresponsáveis que agravem tensões regionais, e para se afastar de seu caminho destrutivo e imprudente de desenvolvimento – disse o comunicado.
Irã
O Irã está respeitando os compromissos do acordo nuclear fechado com potências mundiais; e inspetores não estão enfrentando problemas em seus trabalhos de verificação; afirmou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, nesta segunda-feira.
– A AIEA pode afirmar que tais compromissos nucleares estão sendo implementados – disse Amano em entrevista coletiva em Abu Dhabi; após uma viagem ao Irã no domingo, onde se encontrou com o presidente iraniano e outras autoridades.
– Eu pedi que o Irã... implemente completamente os compromissos nucleares. Esse é o principal enfoque da reunião no Irã... No que se refere às atividades de nossos inspetores; eles estão cumprindo suas responsabilidades sem problemas – disse.