Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2025

Estudo liga pouco sono a excesso de peso em crianças

Arquivado em:
Sexta, 09 de Fevereiro de 2007 às 16:46, por: CdB

Um estudo publicado nesta quarta-feira pelo jornal científico Child Development revelou que crianças que não dormem o suficiente têm uma chance maior de desenvolver problemas de peso no futuro. O estudo da Northwestern University, no Illinois, que monitorou 2 mil crianças americanas durante cinco anos, usou diários detalhados, feitos pelas famílias das crianças. Diferenças étnicas, raciais, educação e renda dos pais foram levados em consideração.

- Crianças que dormem menos têm mais chances a ter problemas de peso depois do período de cinco anos -, declarou a pesquisadora Emily Snell.

De acordo com o trabalho, os especialistas recomendam que crianças entre cinco e 12 anos durmam e dez a 11 horas por noite, enquanto adolescentes tenham entre oito e nove horas de repouso diárias.

O grupo de pesquisadores determinou que uma hora a mais de sono diminui as chances de excesso de peso em até 36% em crianças de três a oito anos e até 34% quando as crianças têm entre oito e 13 anos.

Embora o estudo não tenha determinado quais as razões que relacionem falta de sono com excesso de peso, Snell levantou algumas hipóteses. Uma delas é a de que a falta de sono pode estimular os hormônios que regulam o apetite. Outra possibilidade é a de que pessoas que durmam mal fiquem mais letárgicas, menos propensas a fazer exercício.

A pesquisadora disse que nos dias de semana, o horário escolar ajuda a regular o sono das crianças, mas que os pais devem manter o controle sobre o sono.

- Particularmente com crianças mais novas, que precisam de dez a 11 horas de sono por dia, nós encorajamos que os pais que tenham aquela regra de colocar as crianças na cama ao redor das oito da noite -, afirmou Snell.

Os pesquisadores perceberam que há cada vez mais evidências de que há relação entre a capacidade cognitiva das crianças e o seu engajamento social. Estudos anteriores já mostravam que a falta de sono causava dificuldade de aprendizado na idade pré-escolar e depressão entre adolescentes.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo