Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2025

Espanha anula declaração de independência da Catalunha

Arquivado em:
Quarta, 08 de Novembro de 2017 às 10:33, por: CdB

O governo de Madri destituiu o presidente da Catalunha e dissolveu seu Parlamento horas depois que a região se declarou independente com 70 votos a favor, 10 contra

Por Redação, com Reuters - de Madri:

A corte constitucional da Espanha anulou oficialmente, nesta quarta-feira, a declaração unilateral de independência feita pelo Parlamento da Catalunha no dia 27 de outubro, em uma decisão amplamente esperada depois que a ação foi suspensa pela corte.

espanha.jpg
A corte constitucional da Espanha anulou oficialmente, a declaração unilateral de independência feita pelo Parlamento da Catalunha

O governo de Madri destituiu o presidente da Catalunha e dissolveu seu Parlamento horas depois; que a região se declarou independente com 70 votos a favor, 10 contra e com os parlamentares de três partidos nacionais abandonando a votação.

Acordo para eleição de dezembro

Os partidos separatistas da Catalunha não conseguiram fechar acordo para uma candidatura conjunta na eleição regional de dezembro; complicando seus esforços de governar a região após terem iniciado o processo para se separar do restante da Espanha, provocando um turbilhão.

A tentativa de independência da Catalunha arrastou a Espanha para sua pior crise política em quatro décadas; desencadeando um êxodo comercial e forçando Madri a cortar suas previsões econômicas; além de reabrir antigas feridas da guerra civil espanhola dos anos 1930.

Grupos pró-independência convocaram uma greve geral na região para esta quarta-feira.

Partidos políticos catalães tinham até meia-noite de terça-feira para registrar coalizões antes da eleição do dia 21 de dezembro. Mas as duas principais forças que formaram uma aliança para governar a região nos últimos dois anos não conseguiram acordar um novo pacto desta vez.

Embora eles ainda possam chegar a um acordo após a eleição, analistas políticos dizem; que a falta de pacto sobre uma campanha conjunta também pode desencadear uma briga pela liderança no topo do movimento.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo