Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2025

Entenda como funciona e para que serve a técnica de microagulhamento

Arquivado em:
Quinta, 19 de Maio de 2022 às 12:38, por: CdB
As agulhas pequenas que são utilizadas no microagulhamento são eficazes para a produção de colágeno, é um tratamento eficiente para a acne e cicatrizes, também ajuda a amenizar as estrias. Se você tem problemas com queda de cabelo, saiba que este procedimento melhora a produção de colágeno em nosso organismo, o colágeno é o que proporciona maior sustentação para a nossa pele.  Os esteticistas costumam utilizar o Dermaroller ou o dermapen para realizar este procedimento, o uso do aparelho é individual e é importante que você procure por uma clínica especializada.
microagulhamento.jpg
Foto de cottonbro no Pexels

O que é o microagulhamento?

Trata-se de um tratamento estético cujo material de trabalho são as agulhas, com o aumento da vasodilatação, o colágeno é então estimulado, a pigmentação das manchas é diminuída graças a este tipo de procedimento, é importante que o profissional tenha domínio completo dessa técnica.  Dentro da estética, há um tratamento específico para cada problema, você deve conversar atentamente com o profissional para descobrir se ele realmente domina as técnicas e equipamentos que existem atualmente.  Se você possui algum problema como doença vascular, distúrbio hemorrágico, diabetes, câncer de pele, alergia ao metal, infecções cutâneas, é fundamental não fazer este procedimento. 

Para que serve?

Em média, são utilizadas 540 agulhas por rolo, é através dessas agulhas que é possível tratar problemas como flacidez, cicatriz de acne e problemas com queimaduras, os equipamentos que os profissionais utilizam nas clínicas devem ter o registro da ANVISA.  Boa parte dos materiais de clínicas de estética são descartáveis, o tamanho das agulhas é padronizado de acordo com os conselhos das classes profissionais, para os esteticistas o tamanho das agulhas não deve ultrapassar 0,5 mm. 

Quais são os seus benefícios?

Os benefícios do microagulhamento vão muito além de melhorar a aparência, veja abaixo outros benefícios que esta técnica pode proporcionar:
  • Melhora a produção de colágeno e elastina, que ajuda na restauração de nossa pele;
  • Diminui as rugas, cicatrizes de acne;
  • Mantém a pele mais firme por mais tempo, em todo o corpo;
  • O microagulhamento facilita a absorção de alguns medicamentos. 
Em diversas regiões do corpo é possível fazer o microagulhamento, veja quais são as regiões mais comuns: Rosto, colo, pescoço, mãos, braços, seios, coxas, abdômen, antes de escolher por uma clínica procure saber qual o grau de conhecimento que este profissional possui, sobre as técnicas e equipamentos que são disponibilizados no segmento de estética. 

Como escolher uma boa clínica de estética?

Para não errar na escolha de uma clínica de estética, é importante que você faça uma pesquisa na internet, visite a clínica e converse com os clientes e profissionais, peça também para conferir o portifólio de antes e depois dos procedimentos que a clínica realiza.  Você deve analisar se a clínica está em dia com os protocolos nacionais e internacionais de segurança e de higiene, confira também o que dizem seus clientes em suas redes sociais, sempre desconfie de preços que estão muito abaixo do mercado. 

Cuidados pós-procedimento

Além de usar a pomada tktx para aliviar as dores nos procedimentos, você deve evitar sol, água salgada e piscina, pelo menos nos primeiros 30 dias, assim, você evita problemas com reações alérgicas, a casquinha que se forma em boa parte dos procedimentos realizados em clínicas deve cair sozinha, você não deve removê-las. Caso seja necessário, antes de começar o procedimento, peça um teste de alergia, faça exames que o dermatologista solicitar, se você tiver alguma contra-indicação, é importante evitar qualquer procedimento até que sua saúde esteja estabilizada. Para que o microagulhamento possa fazer efeito, é necessário hidratar sua pele e se alimentar com alimentos que tenham vitamina C, por exemplo, estão autorizados a realizar este procedimento, os seguintes profissionais:
  • Dermatologistas;
  • Cirurgiões dermatologistas;
  • Cirurgiões plásticos especializados na técnica;
  • Fisioterapeutas dermatofuncionais.
Pessoas de pele mais escura e mais clara devem seguir recomendações de pré e pós procedimento, para que o risco de uma infecção seja o menor possível. 

Conclusão 

O microagulhamento assim como o microblading e a micropigmentação, trazem muitos benefícios aos pacientes, o bem-estar é um dos principais benefícios, estes procedimentos são de extrema importância para ajudar vítimas de acidentes e que desejam restaurar sua pele. Por isso, é sempre importante lembrar que estes procedimentos devem ser realizados por profissionais competentes e que tenham muita experiência, atualmente, há também uma legislação que autoriza a profissão de esteticista. Se você quer continuar bem informado, então não deixe de ler os demais artigos que disponibilizamos no portal!
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo