Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) declarou que um "efeito dominó" provoca os atrasos e cancelamentos de vôos observados nos aeroportos desde a madrugada.
O problema começou com o fechamento do aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo, durante cerca de 50 minutos na noite da última quarta-feira, por causa do mau tempo.
Segundo a Anac, a situação deverá ser normalizada de 24 horas a 48 horas. O aeroporto de Congonhas amanheceu repleto de passageiros que aguardavam confirmação de embarque ou reagendamento de vôos.
Órgãos de defesa do consumidor tinham pedido uma liminar que obrigasse a União e oito companhias aéreas a prestar toda assistência de alimentação, transporte e hospedagem aos passageiros lesados. A questão não foi considerada urgente pela Justiça Federal e acabou adiada por quase 20 dias.
A Anac destacou em nota o problema enfrentado pela TAM, que na noite da última quarta, teve seis aeronaves impedidas de voar devido a um trabalho de manutenção e o sistema do balcão do aeroporto Tom Jobim, no Rio.
Segundo a Aeronáutica, os novos atrasos não têm ligação com dificuldades no controle aéreo.
Em nota, a Anac diz que malha aérea sofreu efeito dominó
Arquivado em:
Quinta, 21 de Dezembro de 2006 às 10:51, por: CdB