O site de leilões eBay abriu mão na segunda-feira de um importante mercado que realiza transações na internet. O site confirmou sua decisão de proibir as negociações de bens virtuais, pertencentes a jogos on-line, como caracteres, armas, roupas e moedas. Entre os afetados, estão os usuários dos jogos como World of Warcraft e City of Heroes. A decisão, no entanto, não afeta o mundo virtual Second Life.
Na maior parte dos casos, os donos dos games on-line incluem em seus termos de serviço uma proibição de trocas que envolvam dinheiro real. Jogadores que violam essas regras podem ser banidos. A decisão significa uma mudança no controle do mercado de bens virtuais, que agora deve passar para sites como o Internet Gaming Entertainment (IGE).
Para Julian Dibbel, autor de livros sobre como ganhar dinheiro em mundos virtuais, a jogada do eBay "será muito boa para sites como o IGE". Apesar disso, ele afirma que ocorre em circunstâncias "tristes", por restringir os indivíduos de serem participantes diretos nas negociações.
De sua parte, o eBay disse que sua decisão - que é essencialmente uma jogada para legitimar as regras contra trocas de itens de mundos virtuais - é originada de um desejo de proteger os usuários de serem enganados, algo bastante fácil no que diz respeito a bens virtuais. Assim a empresa evita ter que lidar com fraudes ocorridas em seu site.
Apesar disso, o site tem uma opinião diferente quanto ao mundo virtual Second Life, o único que ficou de fora da restrição, por achar que o programa ainda não foi definido como um jogo. A dona do mundo virtual, Linden Lab, tem tentado distinguir seu produto de jogos on-line, em parte porque as atividades nele envolvem uma economia na qual os usuários podem ter posses. Por isso, é permitido que os internautas praticantes vendam e compram produtos do mundo virtual.
Mas Edward Castronova, professor de telecomunicações da Universidade de Indiana, não acha que as motivações do site são assim tão simples. Ele acredita que deste modo, o site está sinalizando seu desejo de ficar de fora do que pode ser uma briga futura entre produtores de jogos e regulamentações governamentais. Ele afirma que outro sinal do risco é o fato de que o IGE, apesar de seus milhões de dólares feitos nas trocas de bens virtuais, não teve ofertas de compra.
<i>eBay</i> proíbe venda de bens pessoais
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Terça, 30 de Janeiro de 2007 às 19:33, por: CdB