Uma menina e uma mulher brasileiras faleceram nesta segunda-feira no Paraguai com sintomas de dengue hemorrágica. Com isso, o número de mortes causadas pela epidemia dessa doença pode chegar a seis, informaram as autoridades.
A menina, de 10 anos, faleceu pouco após ser internada no Instituto de Medicina Tropical, em Assunção, com "sintomas de choque, frio extremo e hipotensão", afirmou a vice-ministra de Saúde Norma Duré.
A funcionária indicou que o outro caso novo é o de uma mulher brasileira, de 44 anos, que morreu em um hospital particular de Pedro Juan Caballero, a 540 quilômetros ao nordeste de Assunção, e vizinha da cidade brasileira de Ponta Porã.
A mulher, cuja identidade não foi revelada, tinha recebido alta no hospital regional de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, acrescentou Duré. Não se pôde realizar a autópsia, pois os parentes retiraram o corpo imediatamente.
Segundo Duré, os dados atualizados da epidemia apontam a existência de 18 afetados pela dengue hemorrágica, a variação mais letal da doença, e de 2.741 do tipo clássico, que tem como vetor o mosquito "aedes aegypti".