O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse acreditar na inocência do senador Aloízio Mercadante (PT-SP), indiciado pela Polícia Federal por crime eleitoral no episódio da tentativa de compra pelo PT de um suposto dossiê contra políticos do PSDB.
Lula lembrou que o indiciamento é resultado da investigação policial e não significa, necessariamente, que já haja certeza sobre a responsabilidade dos citados. Para o presidente, o indiciamento reflete a visão de um ou dois delegados que fizeram a apuração do caso.
- Eu tenho a absoluta confiança no companheiro Mercadante. Eu não consigo compreender como os delegados encontraram uma forma de incluir o Aloízio Mercadante, mas eu estou convencido de que o Aloízio Mercadante é tão inocente como qualquer um de vocês.
Lula disse não fazer julgamentos sobre o possível motivo por que os delegados indiciaram Mercadante, uma vez que não conhece o relatório.
- Isso agora vai para o Ministério Público, que vai dizer se aceita ou não, e depois vai para o Supremo Tribunal Federal, que também vai decidir se aceita e aí começa um processo.