Na sequência, aparecem os contatos relacionados a Direito e Justiça, com 19% das denúncias. O serviço lançado pela Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos contabilizou 41 ligações no mês de agosto
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:
No primeiro mês de funcionamento do Disque Combate ao Preconceito, as denúncias sobre violação dos direitos da pessoa idosa e crimes de intolerância religiosa e preconceito racial lideraram as ligações para o canal, representando 37% e 32%, respectivamente. Na sequência, aparecem os contatos relacionados a Direito e Justiça, com 19% das denúncias. O serviço lançado pela Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos contabilizou 41 ligações no mês de agosto.
Além de denúncias, o público também busca informações para conhecer seus direitos e fazer sugestões ou reclamações.
– O Disque Combate ao Preconceito aproximou a secretaria da população; que agora se sente mais a vontade para denunciar. Isso otimiza o nosso tempo de reação às demandas; fazendo com que a impunidade para esses delitos diminua. Com o disque, aumentou o número de denúncias recebidas pela pasta; dando um retrato mais real do que acontece no Estado, o que vai nos auxiliar na elaboração de políticas públicas de prevenção; e combate ao preconceito – disse o secretário de Direitos Humanos, Átila A. Nunes.
Apoio às vítimas
As denúncias recebidas pelo Disque Combate ao Preconceito são encaminhadas à equipe técnica da secretaria, que oferece assistências psicológica; jurídica e social às vítimas e encaminha as demandas aos órgãos responsáveis.
A Central de Atendimento funciona no telefone (21) 2334-9551, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Disque Idoso
O Rio de janeiro ganhou um canal exclusivo para denúncias e informações voltadas para pessoas com mais de 60 anos. Maus tratos, violência, dúvidas sobre direitos; episódios de preconceitos, entre outros, poderão ser denunciados através do Disque Idoso (21) 2334-5500. A central telefônica funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Empréstimo, saúde e direitos lideraram o ranking das principais demandas para o Disque Idoso no primeiro dia de funcionamento do serviço. O canal recebeu 56 ligações em seis horas de funcionamento. O número é cinco vezes maior do que o total de denúncias que chegaram à Subsecretaria de Idosos durante todo o mês passado.
– O volume de demandas no primeiro dia do Disque Idoso mostra que a iniciativa foi um sucesso e que nós precisamos trabalhar muito para garantir os direitos desta população no Rio de Janeiro. Com o canal, conseguiremos identificar de forma mais eficaz as demandas de pessoas com mais de 60 anos e estabelecer políticas públicas, articulando com outros órgãos, para ajudar a dar um envelhecimento digno para essa população – ressaltou o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.
O canal é lançado no mês em que a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos; conta com uma programação voltada para a pessoa idosa. Durante o mês de outubro, a pasta promoverá palestras; feira de serviço e até um baile de dança para a terceira idade.